Foi num ambiente de festa dominado pela emoção, que aconteceu na quinta feira (16-dez), a 1ª Intervenção Cultural no Complexo do Alemão..
Antes de ser ocupado pela polícia e por integrantes das Forças Armadas, o Complexo do Alemão recebia cerca de 80% das drogas que entravam no Rio e guardava todo o dinheiro da principal facção ciriminosa do Rio de Janeiro, segundo fontes da Polícia Civil. Os moradores viviam refens dessa situação. A idéia de fazer uma invasão cultural, trouxe uma nova perspectiva para a comunidade. Um dia de paz, amor, harmonia, novas idéias, interação com as crianças, respeito com os moradores, marcou o acontecimento que a equipe da tvhare.com fez questão de apoiar e registrar num documentário muito especial que vc assiste em www.tvhare.com .
Cerca de 150 pessoas de lugares diferentes do Rio de Janeiro - junto aos moradores, invadiram culturalmente as ruas e vielas rumo ao topo da favela, mas não pra fincar bandeiras ou dermarcar territórios. A missão era completamente diferente: ''Nossa intenção é levar mais amor e cultura para estes moradores que infelizmente viviam até então, abandonados pelo poder público.'' Disse o rapper Igor Bidi em sua entrevista com Cristina Hare.
Fotografia: Nelly Lemos
"O Alemão tem essa força de renascer das cinzas, como a Fênix (ave da mitologia grega). Espero que as políticas privadas continuem levando o social adiante", pediu o coordenador de parcerias governamentais do AfroReggae, Reginaldo Lima.
''O nosso foco são os moradores, as maiores vítimas da violência. As crianças que precisam do nosso carinho.''
Parabnéns a toda a equipe da tvhare.com
''Cada artista irá manifestar a sua arte de forma independente e que não agrida os moradores ou as autoridades que se encontram no Alemão.'' Mariana Duran | Atris - em entrevista com Alexandre Belluno