21 de mai. de 2010

ENTREVISTA COM OS ATORES ALEXANDRE LONGO E TIAGO BOA

EDIÇÃO III


Edição anterior
          
Semana III
        
de 03 a 10 de Maio de 2010
 

ENTREVISTA DA SEMANA:

ENTREVISTA COM OS ATORES ALEXANDRE LONGO E TIAGO BOA, OS PERSONAGENS ’’TOMÁSIA E NEM’’ DE GEMMINIES:

1º ENTREVISTADO - O ATOR ALEXANDRE LONGO - A TOMÁSIA DE GEMMINIES

A TOMÁSIA DE GEMMINIES

A PALAVRA DE DENISEKOSTA

denise - Mais destemidos que Batman e Robin,
mais impulsivos do que Pink e o Cérebro,
mais distraídos do que Quico e Chaves eles são...
Tomásia e Nem, uma dupla imbatível! rs

 
TOMÁSIA E NEM
 
NIFIKUS e o CURIOSO
 
Alê - GRANDE ALEXANDRE LONGO! TEMOS AQUI UMA VERDADEIRA PERSONALIDADE DO MEIO ARTÍSTICO. GOSTARIAMOS DE SABER ENTÃO, QUANDO SURGIU SUA VOCAÇÃO PARA A ARTE?
Longo - Olá Xará! É um prazer participar.
Surgiu na infância, mas não com o canto e sim com o desenho. Adorava desenhar o fusca e certas personalidades caricatas de minha família. Usava a arte para diversão, fazia rato de Bombril, pintava o sete, adorava concertar relógios ao ponto de destruí-los por completo e etc. Meu avô, mestre em marcenaria sempre incentivou a minha criatividade, inclusive a ironia e o humor.
Eu e minha irmã imitávamos estranhos até o ponto de passarmos por inconvenientes, enfim... fui um anjinho artista ...rsrsrsrs !!!
Nesta época não me envolvia com música, pois me sentia extremamente emocionado ao ouvir um piano, tinha medo deste universo.
 

SAIBA MAIS SOBRE ALEXANDRE LONGO 
EM: WWW.TVHARE.COM
SAIBA MAIS SOBRE ALEXANDRE LONGO EM: EM WWW.TVHARE.COM 


Alê - VOCÊ ESTUDOU MÚSICA. TEM UMA VASTA EXPERIÊNCIA COMO CANTOR (TENOR) E MÚSICO. GOSTARIA QUE VOCÊ CONTASSE UM POUCO DESSA TRAJETÓRIA:
Longo - Esta trajetória não foi fácil, pois envolve muita emoção e disciplina.
Iniciei com o grande Mestre Joaquin Naegele, estudava trompete, teoria e solfejo, meus vizinhos adoravam rsrsrsrsrs!!! Tinha 16 anos na ocasião, passei depois pela escola de música Villa Lobos e posteriormente Escola de música da UFRJ, nas quais fiz o técnico básico, profissional e graduação.
Toquei em bandas portuguesas e em quinteto de metais. Tive excelentes professores de trompete, dentre eles, Rubens Brandão.
Na UFRJ, no curso profissional, ficava encantado com a arte de cantar, até que um dia uma grande Mestra chamada Maria de Lourdes Campelo Ribeiro me ouviu e resolveu me preparar para o canto, esta senhora fez muito por mim, precisei abandonar o trompete por ser incompatível com o canto e me atirei de cara, segui assim até o curso de graduação, passei por excelentes professores, como por exemplo: Inácio de Nonno e Judith Imbasahy.
Participei de diversas máster class, como por exemplo:
Canto, ópera e oratório com Rolland Hetrman, já viajei para alguns lugares do Brasil e também para a Áustria, cantando como corista e solista no Coral Brasil Ensemble, regido por Maria José Chevitaresse.
No curso de Graduação estudei piano, regência coral e música de câmera, dentre outras disciplinas importantíssimas. Já cantei no coro do Teatro Municipal, no coro da Osesp, em São Paulo, no grupo vocal Sacra Vox e em diversos outros grupos.
Atualmente faço parte dos tenores do 1º coro sinfônico do Rio de Janeiro, regido por Julio Morotzsohn, da Cia Versátil de Música, na qual já atuei como solista no oratório Rei Arthur de Haendel e também como tenor popular e de Jazz em peças especiais para cantor por formação.

Desenvolvo a função de tenor solista junto a orquestra Symphonia Brasil Barroco, regida por Marcelo Palhares, sou professor de técnica vocal, tenho cursos de fonoaudiologia aplicada ao canto e atuo também como organista prático e cantor em cerimônias religiosas. Estou investindo também no momento no aperfeiçoamento do repertório Belting com a atriz e soprano Mona Natacha.
 
 VÍDEO:  Cantando Ópera Italiana
Cantando Ópera Italiana. Tenor : Alexandre Longo, Barítono : Luiz Kleber. Don Pasquale de Donizetti. Orsem, regência de André Cardoso. 
 

A PALAVRA DE DENISEKOSTA

denise - ALEXANDRE LONGO
O Loooooongo, como costumo brincar, tem ares de estrela internacional. É um artista nato - com uma espontaneidade para o humor que já vi muita gente que se diz humorista "tentando". 
A composição da Tomásia foi uma combinação dele com a Cristina Hare, que deu show como figurinista, e ficou um luxo. Confesso que quando criei a personagem não tinha para ela uma "cara" definida. O Alexandre se superou: assaltou até o armário da vovó... rs. Até Dona Simone, sua mãe, que também muito nos ajudou e a quem agradecemos, levou xales para eles escolherem! 
Preciso ainda, enaltecer o talento musical desse "menino", que procurei aproveitar no personagem do anjo Nífikus, pajem do "Chefe". Foi ele quem escreveu a partitura das música GEMMINIES e do TEMA DOS AGENTES para que eu pudesse registrar. Obrigada.
Vejo-o ainda numa superprodução, num espetáculo musical "a La Fred Astaire"... just singing in the rain... 
Quem sabe, um dia, não escreveremos juntos?
 
 
 
Alê - VOCÊ ENFRENTOU PRECONCEITO POR ISSO? ALGUMA VEZ, PENSOU EM DESISTIR?
Longo - Preconceito ?
Muitas vezes e até hoje, pois um artista foge a razão coletiva e adentra na criatividade irracional dos valores, artista que é artista, é maluco beleza! ..rsrsrsrs. !!!
Tenho arte sem anestesia e acho que agora na minha maturidade, posso desconstruir para aprender o tanto ainda que precise.
Já pensei em desistir sim, mas agora se desistir morro, portanto quando estou desanimado coloco o morro na Ave Maria e canto!!!
E tal como dizia Amália ‘’E deu esta voz a mim, minha arte é minha salvação !!!

 

WWW.TVHARE.COM

Alê - O TENOR, TAMBÉM ATUA NAS ÓPERAS E CONCERTOS... VOCÊ SENTIU MUITA DIFERENÇA QUANDO RECEBEU OS PERSONAGENS EM GEMMINIES?

Longo - O Tenor agora quer ser artista, mas tenho certeza que surgindo o convite para a ópera, o Tenor honrará a interpretação com menos artificialidade, com mais segurança no desenrolar da cena e portanto, com muito menos tensão, pois o ator está chegando e pede passagem.Sinto-me agora um cantor mais pleno. Cantei duas importantes óperas :
Dom Pasqualle de Donizetti, na qual interpretei Ernesto, sob a regência de André Cardoso com a Orquestra da UFRJ.
Arianna de Haendel, na qual interpretei Teseo, sob a regência de Marcelo Palhares com a Symphonia Brasil Barroco. Cantei diversos conjuntos de óperas, quartetos, tercetos etc. Quando recebi os personagens de Gemminies, fiquei assustadíssimo, mas não sabia que ali, com o desenrolar das filmagens, continha todos os elementos que me facilitariam o progresso dos personagens, portanto aprendi muito sem perceber, ou melhor sem querer antever o que aconteceria, o que foi fantástico pra mim.
Gemminies me caiu do Céu, do Chefe !!!

VÍDEO:  Cantando Barroco Mineiro.
Cantando Barroco Mineiro. Jerônimo de Souza Lôbo: O Patriarcha Pauperum. Tenor : Alexandre Longo, orquestra Symphonia Brasil Barroco, regência de Marcelo Palhares.





Alê - TOMÁSIA É UM SUCESSO! FOI DIFÍCIL PRA VOCÊ FAZER ESSE PERSONAGEM, SENDO ELE DO SEXO FEMININO?


Longo - Sendo do sexo feminino, nem tanto, pois tomásia recorda as portugas de minha infância, está no sangue, rsrsrsrs !!! Tomásia foi tão bem escrita, que para mim funde um misto de Costinha e Amália, ou seja uma bufa intensa e expressiva. Me sentia tal como criança brincando a sério. O amigão Tiago Boa foi excelente na troca e na composição do Nem, me permitindo confiança para contracenar, todos da equipe me ajudaram, principalmente a própria Tomásia !!! Senti muita dificuldade quando fiz Geni, na ópera do malandro, caracterizado, contracenando e cantando com um telão no qual gravei Geni a noite na praia de Copacabana. Isto foi muito difícil e doloroso !!!
Interessante sentir a dor do personagem. Tenho vontade de conhecer um pouco mais este lado da moeda, refiro-me ao drama da cena, e sua construção.


VÍDEO:  Dona Rosenilda e Doutor Minha Bo
ca
Dona Rosenilda e Doutor Minha Boca. rsrsrsrs !!! Belíssima interpretação técnica e artística.

www.tvhare.com

Alê - VOCÊ TAMBÉM FOI AUTOR DE ALGUMAS TRILHAS SONORAS E TRABALHOU NA SONOPLASTIA DOS WEBCAPTS, INCLUSIVE, EXISTEM CENAS ONDE VC TOCA PIANO EM GEMMINIES. COMENTE:

Longo - No ano passado participei da montagem do espetáculo “O que será’’ baseado na obra de Chico Buarque, interpretei e cantei trechos da ópera do malandro ( Duran e Geni ) e Calabar ( Pe Manoel do Salvador ), porém tudo isto se deu numa linguagem muito didática, o que foi maravilhoso também.
Considero pois, os Webcapts , um dos maiores treinamentos que já tive, agradeço muito a Vinícius Melich e Cristina Hare, meus professores também, o convite para participar de Geminnies.
Pude nesta série desenvolver tudo o que sempre quis fazer, cantar, tocar piano, trompete e atuar, já na qualidade mais expressiva do profissionalismo.
Todos vocês, um a um, tem uma participação enorme nesta minha nova modalidade de expressão. DeniseKosta foi fantástica, explorou o que já tinha e me ofereceu diversas formas de expressão, promovendo assim um ator mais livre.
Pude criar temas musicais, atuar como locutor, cantor, pra enfim aparecer um ator feliz com que fazia e também feliz com o que aprendia. Tudo isto, porque vocês permitiram, portanto não tenho palavras para agradecer a todos. Recentemente foi convidado a compor a trilha do curta metragem ‘’Sofro, Logo Existo’’ de Vinícius Melich, nosso diretor de Núcleo e também autor de filmes, com o qual tive minha primeira oportunidade de compor para o cinema.
Estou recebendo novos convites para trilhas, para gravação em comerciais, para ator, para cantor lírico e Popular também, para curadoria em teatro, enfim acho que estou conseguindo abrir novos horizontes em minha vida e tudo isto agora em plena maturidade, parece até uma HAREDADE, mas assim vou indo.


 
NIFIKUS & BIOS
Alê - HOUVE SUA PARTICIPAÇÃO EM GEMMINIES TAMBÉM COMO NIFICUS, ALÉM DE VOCÊ FAZER A VOZ DO CHEFE... FOI DIFÍCIL PRA VOCÊ ESSAS PARTICIPAÇÕES?
Longo - A princípio sim, pois sou novo neste universo, porém a minha dedicação, o que trago e o respaldo de vocês soaram como Mozart.
O nobre amigo Wal que contracenou comigo, foi muito paciente, Denise aqui em casa me deu toda a assistência, o núcleo respaldou da mesma forma, enfim bastava trocar informação com alguém do grupo, que imediatamente respondia com profissionalismo e humanidade.

VÍDEO:  Cantando Cancioneiro Brasileiro.
  
Cantando Cancioneiro Brasileiro. Coro a capela com solo do tenor Alexandre Longo. Cantigas de Lampião de Marlos Nobre. Brasil Essemble, regência de Maria José Chevitarese. 

WWW.TVHARE.COM

Alê - O QUE MUDOU NA SUA VIDA, DEPOIS DE GEMMINIES?
Longo - Gemminies veio a ratificar a certeza de minha nova trajetória na arte, faz parte de mim em comunhão de leveza e profundidade de valores.
A arte revela o sentido da vida !!!

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE ALEXANDRE LONGO NO SITE DA CIA. VERSÁTIL DE MÚSICA EM
WWW.TVHARE.COM
Considero pois, os Webcapts , um dos maiores treinamentos que já tive, agradeço muito a Vinícius Melich e Cristina Hare, meus professores e amigos também, o convite para participar de Geminnies.
Pude nesta série desenvolver tudo o que sempre quis fazer, cantar, tocar piano, trompete e atuar, já na qualidade mais expressiva do profissionalismo.

Atualmente faço parte dos tenores 1 do coro sinfônico do Rio de Janeiro, regido por Julio Morotzsohn, da Cia Versátil de Música, na qual já atuei como solista no oratório Rei Arthur de Haendel e também como tenor popular e de Jazz em peças especiais para cantor por formação.

Já fui convidade algumas vezes pra fazer dublagem cantada na Delarte, desenvolvo a função de tenor solista junto a orquestra Symphonia Brasil Barroco, regida por Marcelo Palhares, sou professor de técnica vocal, tenho cursos de fonoaudiologia aplicada ao canto e atuo também como organista prático e cantor em cerimônias religiosas. Estou investindo também no momento no aperfeiçoamento do repertório Belting com a atriz e soprano Mona Natacha.

A PALAVRA DE DENISEKOSTA

demise Bem, o que falar desses dois? 
Tiago Bôa e Alexandre Longo são, antes de qualquer relação profissional, grandes amigos. 
Para se ter noção de como a criação simplesmente "acontece", inicialmente minha intenção era que a dupla fosse formada por personagens femininas, se chamaria Tomásia e Deusa - elas seriam irmãs bem idosas. Foi com a impossibilidade de conseguir o ator para se caracterizar como a Deusa que a idéia de um sobrinho nerd surgiu. Mas que graça teria um sobrinho nerd com perfil de nerd? Isso seria muito óbvio.
Foi então que pensamos no Thiago Bôa, com características completamente avessas: alto, de boa aparência e porte físico de chamar a atenção, caiu como uma luva para o que desejávamos - o esteriótipo perfeito do garotão que vive às custas da família e se conforma com a situação. Nem lava a louça, serve de motoboy e acompanha assiduamente os capítulos dos webcapts. 
Imagina a vizinhança comentando: "Daquele tamanho" e submisso às ordens da tia...
Enquanto isso, Tomásia, a velha lusitana, bem de finanças e que criou o sobrinho como um filho, é invocada , autoritária e intrometida. Só que, por conta da idade, anda meio esquecida - o que dá a receita perfeita para boas gargalhadas. Não bastasse confundir o microondas com o monitor do laptop, a transformação do Alexandre Longo é surreal. 
A Tomásia ganhou tanta "vida" que a sensação que tenho é de que a qualquer momento posso ir à sua casa tomar um chazinho. É só ela me convidar! rs
O sucesso da dupla foi tanto que muitas pessoas pediram para transformá-los em esquetes de nossa programação e estamos fazendo de tudo para viabilizar. 
O que eles ainda não sabem é que já estão escalados para os próximos webcapts. 
É aguardar para assistir e se divertir.

2º ENTREVISTADO - O ATORTIAGO BOA

A PALAVRA DE DENISEKOSTA

denise - TIAGO BÔA
O Tiago está conosco desde os primórdios, quando gravamos a primeira vinheta da TV Hare e sequer tínhamos ideia de onde isso ia dar. Sempre disponível, a distância não foi pretexto para qualquer ausência. Além de vir de "bôa" vontade, ainda nos trouxe de presente o Thiaguinho (Bôa) e a Luana Aguiar. 
Sua atuação nos webcapts é ótima, pois, além do sobrinho nerd, ele consegue encarnar também o "20V" - um agente bonitão que arranca suspiros sempre que aparece na telinha. Infelizmente, o final secretamente gravado para ir ao ar teve problemas de iluminação e a cena foi substituída. Mas .. aguardem! Os webcapts são tão imprevisíveis que a qualquer momento ainda podemos colocá-la no ar. 
Afinal, quem suspeitaria da vida dupla de Nem? Sua atuação é tão "bôa" que mesmo quando ele tenta confessar à tia que se parece com o Agente bonitão ela não acredita. E, pra variar, ele acaba levando bengaladas... RS

NEM

TIAGO BOA

Alê - TIAGO... EM PRIMEIRO LUGAR, GOSTARIA QUE TODOS OS LEITORES DA HARE MAGAZINE 
SOUBESSEM QUE SOMOS IRMÃOS. NÃO DE SANGUE, MAIS PELA NOSSA AMIZADE AO LONGO DOS ANOS. VOCÊ, SUA FAMÍLIA, SEU FILHO... SÃO TODOS MUITO QUERIDOS POR TODOS NÓS DA TVHARE.COM.
 CHEGOU A HORA DOS LEITORES DA HARE MAGAZINE CONHECEREM VOCÊ QUE FOI CONSIDERADO ‘’ATOR REVELAÇÃO’’ EM GEMMINES. DIGA QUAL O SEU NOME ARTÍSTICO?
 
Tiago - Muito obrigado a todos pelo convite! Essa entrevista é uma grande oportunidade para que todos conheçam um pouco mais da nossa história de vida. Bem, meu nome artístico é Tiago Boa

ASSISTA TOMÁSIA & NEM EM: WWW.TVHARE.COM

TIAGO BOA

Alê - GOSTARIA QUE VOCÊ FALASSE SOBRE SUA INFÂCIA, FAMÍLIA, CASAMENTO, SEU 
FILHO... QUAL O SIGNIFICADO DISSO TUDO NA CONSTRUÇÃO DO ATOR TIAGO BOA? 
 
Tiago - Acho que para tudo na vida existe um significado. A família pra mim veio no momento certo. Mesmo me casando ainda muito jovem e logo depois, tendo um filho maravilhoso que é o Tiago Filho. Tenho estímulo das pessoas que amo. Minha mulher e meu filho também são atores. Ensaiamos juntos em casa. Temos muitos planos. Eles são minha base. 

TIAGO BOA E LUANA AGUIAR

TIAGO BOA E LUANA AGUIAR

TIAGO BOA E TIAGO FILHO

TIAGO BOA E TIAGO FILHO
Alê - VOCÊ ESTUDA ATUALMENTE? 
 
Tiago - Sim. Nunca parei de estudar. Sempre quero me aprimorar.
 
Alê - COMO VOCÊ CONHECEU O GRUPO HARE? VOCÊ JÁ FEZ OUTROS 
TRABALHOS COM DENISEKOSTA? COMENTE: 
 
Tiago - Denise é uma grande profissional! Gosto de trabalhar com ela. Primeiro conheci você (Alê Rodrigues), mais tarde, a Cris Hare que me apresentou a Denise. Tive a oportunidade de atuar no curta metragem ‘’YOU’’ a convite de Cristina Hare e em seguida, recebi de presente, os personagens 20V e NEN em GEMMINIES

TIAGO BOA

TIAGO BOA
Alê - VOCÊ PASSOU POR MOMENTOS MUITO DIFÍCEIS ATÉ SE TORNAR ATOR. 
FICOU ALGUMA MÁGOA OU ALGUM RECENTIMENTO DAS DIFICULDADES
QUE PASSOU PRA CHEGAR ATÉ AQUI E CONSEGUIR MOSTRAR O SEU TALENTO? 
 
Tiago - Mágoa seria exagero. Passei por muitos momentos difíceis sim... Pensei em desistir algumas vezes, mas me fortalecia logo em seguida. A única coisa que me preocupa é saber que existem muitos talentos mal aproveitados neste meio, enquanto outros não têm oportunidade pra mostrar seu talento.

CENA DE ''NOSSO LAR'' O FILME

Alê - QUAL A SUA VISÃO SOBRE O MERCADO DE TRABALHO PARA ATORES? 
 
Tiago - Temos ótimos atores e poucas oportunidades. Ainda tem o famoso ‘’Qi’’ impedindo muita gente de chegar aos testes para comerciais entre outros. 
 
Alê - SE PUDESSE MUDAR ALGUMA COISA NO MERCADO DE TRABALHO PARA ATORES O QUE VOCÊ MUDARIA? 
 
Tiago - Certamente eu começaria a mudança de dentro para fora... Ou seja, iniciando as mudanças pelo sindicato.

CENA DE ''OSS 117''

Alê - FALE SOBRE O PERSONAGEM ‘’NEM’’ e ‘’20V’’
FOI DIFÍCIL FAZE-LOS?
 
Tiago - Sim foi... Um desafio pra mim. Tratava-se dos primeiros webcapts do mundo, tem noção disso?? ...Seremos eternizados nesses personagens! Para mim, foi uma grande responsabilidade! ..rs
 
Alê - COMO FOI CONTRACENAR COM O ATOR ALEXANDRE LONGO? 
 
Tiago - O Alexandre Longo é um personagem ..rs  ..pra não falar figura!! 
Foi uma experiência muito construtiva para mim. Eu passaria o resto da entrevista só falando dele. Essa parceria com certeza facilitou a minha atuação como ‘’NEM’’.

ASSISTENTE DE DIREÇÃO

ASSISTENTE DE DIREÇÃO
Alê - VOCÊ TAMBÉM TRABALHOU COMO ASSISTENTE DE DIREÇÃO DE GEMMINIES, COMO FOI? 
 
Tiago - Então... Estou aprendendo um pouco de cada. A tvhare.com me deu essa oportunidade! Tenho experiência nessa área, porém ainda sou amador. A  tv está me dando a chance de profissionalizar-me. Sem contar que toda a equipe realmente esta de parabéns.
 
Alê - PRA FINALIZAR, FALE UM POUCO SOBRE SEUS SONHOS E OBJETIVOS EM 2010.
 
Tiago - Quero trabalhar muito!! Estou estudando musica, tocando violão, estudando teatro (inclusive montando uma peça). 

ESPERANÇA NO FUTURO

ESPERANÇA NO FUTURO
 

.