30 de jul. de 2010

A Vida e a Arte de Alexandre Belluno

Como dizia o famoso historiador de arte, Ernst Gombrich:
''Nada existe realmente a que se possa dar o nome de Arte. 
Existem somente artistas.''



ENTREVISTA EXCLUSIVA COM
ALEXANDRE BELLUNO


FICHA TÉCNICA 
Nascido no Rio, no ano de 1981, iniciou sua carreira artística ainda criança, quando participava de peças teatrais na escola. Sua paixão pela arte surgiu durante uma visita a um parque de diversões em BH, onde assistindo o primeiro espetáculo de sua vida, viu que tudo aquilo que imaginava, era real num palco de teatro. Foi então que decidiu seu futuro. Alexandre sempre viveu a frente do seu tempo. Sempre foi um sonhador nato. Começou a estudar teatro aos 11 anos, sempre fazendo peças amadoras, quando em 1995 resolveu profissionalizar-se e em 1998 se formou ator. Mais tarde, graduando-se em jornalismo, passou a trabalhar com assessoria de imprensa e publicidade, onde esteve envolvido em vários projetos e campanhas até 2005. Trabalhou também nesse período na antiga rádio Cidade/BH (1999-2003), como radialista e como apresentador de tv na Rede Record (1999-2004). Passou um tempo no exterior e Devido a um acidente, teve que interromper sua carreira. Esteve fora de todas as suas atividades durante dois anos. Após uma milagrosa recuperação, resolveu então entrar de cabeça no mundo das artes. Hoje, trabalha como modelo, ator, é também roteirista e produtor (nas horas vagas). É fotógrafo, jornalista, vj e apresentador de tv.  Esteve presente no elenco e produção dos primeiros webcapts do mundo: ’’ Gemmines’’ de denisekosta. Participou também de duas novelas: “Poder Paralelo” de Lauro César Muniz (como ator convidado) e de “Caminhos do Coração”, escrita por Tiago Santiago. Atualmente, é também responsável pela ‘’HareMagazine’’, revista eletrônica da tvhare.com. No cinema, atuou nos curtas: “Eu Também”, “You”, ‘’Nunca Mais ou Para Sempre’’ e ‘’Manifesto Avesso’’ . Atuou também no elenco do longa-metragem “OSS 177” e fez uma participação especial em ‘’Budapest’’. Está desenvolvendo em parceria com Denisekosta e Cristina Hare, vários projetos através do Grupo Hare.




 

E N T R E V I S T A




Ricardo Rodrigues: Fale sobre você: 

Alexandre Belluno: Sou um grande sonhador. Uma pessoa muito simples. Fui casado durante 5 anos aproximadamente. Hoje estou solteiro. Gosto da noite e tudo que ela nos oferece, mas prefiro o dia, o esporte, a leitura. Escolhi profissões com as quais me identificava para não correr o risco de trabalhar contrareado. Já passei por isso. Não foram boas experiências.  Amo tudo que faço. Faço tudo o que amo.
  
 


Ricardo Rodrigues: Foi fácil se tornar Ator?

Alexandre Belluno: Prefiro responder: 
Foi muito difícil me tornar um artista de verdade. Não vou negar que vivi muitos conflitos sobre isso. Ficava chateado o fato de não poder viver somente da arte (digo financeiramente - e ter que trabalhar em outros ramos). Perdi muitas das minhas inspirações por isso. Cheguei achar que não tinha talento, acredita? (risos). Na verdade, mesmo depois de todos esses anos, eu ainda não vivo da arte. E não vejo mal nisso. Sem longos contratos, os atores por exemplo, vivem uma instabilidade financeira, muitas vezes terrível. Sempre tive veia artística. Mas tive uma infância difícil e acabei decidindo por estudar algo que fosse rentável. Fiz jornalismo e hoje vejo a arte em tudo que faço: Fotos, editoriais, seja atuando ou escrevendo, até mesmo nessa entrevista aqui. 

    Alexandre Belluno é Ator




















Ricardo Rodrigues: Conte-nos sobre sua trajetória no mundo das artes:
Alexandre Belluno: Desde muito cedo, eu fui uma criança com a imaginação muito fértil. Gostava de brincar inventando os personagens mais diversos possíveis.Tudo que eu via na tv, eu repetia depois do meu jeito. Na época, eu nem sabia o que era teatro. Todos falavam para minha mãe: Esse menino quando crescer, vai ser ator ou cantor!  ...Bem, cantor, só de banheiro mesmo, (risos), mas descobri o teatro na escola e nunca mais parei. Com o passar do tempo, comecei a escrever minhas próprias estórias e produzi-las. Na adolescência fui convidado para um editorial e então fiz as primeiras fotos como modelo.

   Começou como modelo aos 14 anos 




















Ricardo Rodrigues: Você sofreu ou sofre algum preconceito por ser artista?

Alexandre Belluno: Essa está na ponta da língua de todo artista (risos). Comigo, o que ocorreu e ocorre, é que vindo de uma família simples, os mais velhos de casa sempre acham que tenho que construir um patrimônio o mais rápido possível e a instabilidade do mundo artístico retarda isso. Como tenho outras profissões, sou aconcelhado a me focar naquela que ''dá mais dinheiro'' e esquecer minhas aptidões artísticas. Então, quando faço uma novela ou faço uma grande campanha publicitária, ou coisa do tipo, todos se orgulham e reconhecem meu talento, mas nos momentos de pausa, começam os comentários. E todos sabemos dos altos e baixos da vida de um artista. Temos que ter maturidade pra isso. É difíl ser respeitado pelo que você é. Sem contar que a sociedade, exige que você tenha ''carteira assinada'' para muitas coisas.

   Fez diversas Campanhas Publicitárias




















Ricardo Rodrigues: Você já pensou em desistir dos seus ideais?

Alexandre Belluno: Quem nunca pensou? Principalmente quanto se está tentando a muito tempo, quando pessoas chegam pra você e dizem: Isso não vai dar certo. Quando parece que o universo conspira contra suas idéias e dá tudo errado por muito, muito tempo...  Se você não está absolutamente certo do que quer, vai ficando fraco, desmotivado. Passa a ver tudo com uma visão negativa. Isso já aconteceu comigo. Mas como eu disse: A base de tudo é realmente saber o que se quer. Quando você tem certeza, vai se sentir abalado, mas jamais fracassado. Pode demorar, podem te dizer não várias vezes, podem não acreditar em você, mas se VOCÊ acredita... Esse é o combustível. Assim venho superando os momentos difíceis e conquistando meus objetivos. Não podemos nos intimidar.

     Atuando Também como Apresentador de TV




















Ricardo Rodrigues: Como foi seu encontro com a tvhare.com?

Alexandre Belluno: Na verdade, antes da tvhare.com - fiz alguns trabalhos com DeniseKosta (idealizadora e criadora da tv). Eu e Denise nos conhecemos através de Cristina Hare sua irmã, uma grande amiga
Um dia Denise marcou uma reunião e disse: _Alê, você aceita participar deste projeto? Sem titubear, embarquei nessa empreitada juntamente com as duas. Hoje estou muito feliz por fazer parte dessa grande realidade. A tvhare.com tem programação própria, e vem conquistando cada dia mais audiência.


  Na tvhare, participa de toda Programação


Ricardo Rodrigues: Qual a sua participação na tvhare.com?

A Palavra de DeniseKosta: 

Se há algo que eu admiro numa pessoa é sua capacidade de visão e, isso, o Alê Belluno tem de sobra.
Quando a proposta da tv surgiu, ainda embrionária, ele foi o primeiro a se juntar a nós (a mim e a Hare) - e sem fazer grandes perguntas. Foi ele que, independente de saber qual seria o nosso "destino", montou depressa uma caixinha para a Cris confeccionar o microfone que se tornou a peça fundamental de nossas primeiras entrevistas externas.
Lembro que marcamos um dia para fazermos umas gravações e tínhamos quase nada de material e equipamento. Havia apenas uma história na minha cabeça (e sequer um roteiro formatado) sobre um homem que vendia folhetins, mas, para rimar, não tinha início nem fim. Mesmo assim ele, junto com o Tiago Bôa, se aventurou na produção que, posteriormente, se transformou em um grande sucesso de "crítica" e de público.
Ator, produtor, modelo e vj da TvHare.com, Alê Belluno é também jornalista e editor-chefe desta grande ideia que você está lendo agora - a Hare Magazine: um veículo fantástico que, além de dar maior visibilidade à TVHare, permite que possamos expressar pensamentos e dizer da gratidão por todos aqueles que acreditam e apoiam esta ideia.
O Alê é um profissional que sonha. E isto o torna tão especial.
Ele está conosco, no topo. E, é onde vai ficar.

    Matéria sobre o Manifesto Avesso




















Alexandre Belluno: Em primeiro lugar, sou admirador da iniciativa de Denise e de tudo que ela trouxe a tona com a tvhare.com. Por isso me disponibilizei desde o início em fazer parte da equipe de frente da tv. Não aceitei atuar como ator apenas. Sou Vj juntamente com Cristina Hare (também idealizadora da tv), repórter, trabalho na produção, nos bastidores, ajudo na direção e acima de tudo, sigo evoluindo a cada dia no meu eterno aprendizado.

    Tem no seu currículo, a atuação em Vários  filmes 

















Ricardo Rodrigues: Fale sobre sua participação em Gemminies:

A Palavra de DeniseKosta: 


PERSONAGENS - MH1 / JOSENILDO
O Agente MH1 tem como perfil principal o fato de ser imponente e concentrado na realização de suas tarefas. E, como dizem que a vida imita a arte, vejo no Alê  Belluno muito disso - a determinação é um de seus pontos marcantes... o que não quer dizer que ele não tenha traços do Josenildo, com seu lado simples e divertido. Acho que é essa combinação de extremos é que concedem a ele essa versatilidade na atuação. Decerto, não foi por acaso que o "Chefe" o escolheu como líder de uma missão universal. Afinal, o que seria do CASO GEMMINIES sem ele?

   Cenas de Gemminies - Agente MH1 e a Agente  JH7






Alexandre Belluno: Quando Cristina Hare comentou sobre os webcapts, - isso quando ainda era um projeto, eu logo exclamei: _ESTOU DENTRO! 
Depois veio o convite de DeniseKosta, trazendo nos roteiros, dois personagens que marcariam minha carreira de ator: -  Fazer um pai de gêmeas tão envolvido em toda estória quanto as protagonistas, com características pessoais tão marcantes (sendo um homem do interior, simples, mas engraçado e cheio de cacoetes). Foi hilário fazer o Josenildo. 

Já o destemido Agente MH1, era super responsável e articulado.  Seguia a risca as orientações do chefe para resolver o caso ''Gemminies''. Comandava a missão intergaláctica mais criativa que li nos últimos tempos (parabéns Denise), só mesmo conferindo nos capítulos dos webcapts, o público poderá disfrutar dessa grande trama. Veja em www.tvhare.com .

   Núcleo da fazenda dos webcapts - Josenildo

















Ricardo Rodrigues: Quais são seus projetos atuais?

Alexandre Belluno:  Hoje estou empenhado em divulgar alguns trabalhos que comcorrem a premiações. Sou responsável pela HareMagazine.  
Na tvhare.com , estamos escrevendo e produzindo o tempo todo novos curtas, programas, entrevistas, entre outros trabalhos que estão em fase de elaboração.
 

Alê Rodrigues agora usa o sobrenome Belluno

  
Ricardo Rodrigues: O que você tem a dizer aos novos talentos que buscam o reconhecimento de seu trabalho?


Alexandre Belluno:  Bem. Quero dizer o seguinte: Cuidado com a ansiedade! Outra coisa: Esse tão sonhado reconhecimento que na cabeça de muitos  depende de estar na Rede Globo de televisão, pode te deixar frustrado. Ser genuinamente artista independe de você estár ligado a grandes companhias e/ou fazendo grandes trabalhos. Corre nas veias e pronto! Você tem que saber lidar com os altos e baixos da carreira e amadurecer com isso. Sua hora vai chegar. Acredite em você! Estude para isso!

  Cenas de Poder Paralelo - Rede Record


















Saiba mais sobre a carreira de Alexandre Belluno no seu blog:





Contatos:

e-mail e msn:


Reportagem: Ricardo Rodrigues
31|07|10